sábado, 31 de julho de 2010
Convenção a todo vapor
sexta-feira, 30 de julho de 2010
O Rio Grande Delas esteve na Estância


(da esq. para a direita um dos grandes chuleadores do Rio Grande Leandro Amaro, hoje responsável pela coreografia do CTG, Cheila martinez e Marcio Santos, gaiteiro vencedor e jurado de vários festivais de música no RS, sua familia é uma das fundadoras do CTG Rodeio da Fronteira, Dom Pedrito)
São Gabriel começa a receber tradicionalistas
Fronteira seca “Louca de campeira” comemora 187 anos


104 anos do Alegretense que tocou os corações...Mário Quintana

Amigos, não consultem os relógios
quando um dia eu me for de vossas vidas
em seus fúteis problemas tão perdidas
que até parecem mais uns necrológios...
Porque o tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira.
Inteira, sim, porque essa vida eterna
somente por si mesma é dividida:
não cabe, a cada qual, uma porção.
E os Anjos entreolham-se espantados
quando alguém - ao voltar a si da vida -
acaso lhes indaga que horas são...
Gracias Wilmar Vila de Menezes - Querência FM
terça-feira, 27 de julho de 2010
Mais prendas se aprochegam ao fogo...
Um buenas para Patricia Menti, Natiele Falcão, Bruna e Gabriela Tiecher, Caroline Viana, Aimara Bolsi, Venissa Aguirre, Tati Mazotti, Cristiane Gomes, Lídia Ceres e Itabiane Mello. Fiquem com a gente!
30 anos de história e tributo a música

segunda-feira, 26 de julho de 2010
Sucesso da Caminhada das Vitoriosas

Ser prenda pra gente... É regalo de Deus...


Passados 40 anos e ainda fazemos historia, através das prendas... Estas jóias da cultura gaúcha desenvolvem seu conhecimento, buscando ser prendas do Rio Grande do Sul.
Para o Movimento Tradicionalista Gaúcho a importância das prendas para a construção da cultura gaúcha transcende ao tempo. Através de seus projetos e trabalhos em prol das tradições gaúchas, envolvendo família, entidade, regiões e seus municípios a fazem a maior divulgadora do nosso trabalho.
Como vice-presidente de cultura do MTG /RS, sou uma eterna defensora das “eternas” prendas e a minha própria historia dentro das tradições esta intimamente vinculada a elas.
Através do trabalho que desenvolvi nesta área é que construí minha vida tradicionalista.
No meu dia a dia muito das minhas ações são voltadas para o trabalho com as prendas e peões, organizando eventos, estabelecendo diretrizes de trabalho, respondendo e-mails com duvidas.
Todos os eventos do MTG estão relacionados com as atividades das prendas.
O trabalho delas passa por todas as áreas do MTG - quando da realização de uma mostra o trabalho passa para a pesquisa e depois para a biblioteca. O trabalho normalmente é apresentado em um evento (onde elas tem atividades ) e as diretrizes são passadas pela cultura interna visando os concurso. Assim, como uma roda elas fazem todos os setores da cultura atuarem direta e indiretamente sob suas atividades.
Não resta duvidas de sua importância... precisamos é incentivá-las mais e principalmente valoriza-las.
Temos a certeza que... Para nós, prenda é regalo de Deus...
Marilia Dornelles
Vice-presidente Cultura MTG /RS
Convenção Tradicionalista
Festmirim evento criado por crianças
domingo, 25 de julho de 2010
ClicRBS Livramento...Veja e aproveite!
sábado, 24 de julho de 2010
Chasques do tempo e dos anjos
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Co-irmão
Lembrete: Museu do MTG
Entrevista com a doce Lauri - coordenadora da 8ªRT

quinta-feira, 22 de julho de 2010
CTG abriga pessoas em Canela
Elisangela Reghelin publica livro.
Prendas manifestam seu apoio
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Mulheres mineiras e as boas-vindas às mulheres do Sul
Caminhada das Vitoriosas

Relato emocionado de Bibiana
Chasque de Sant'Ana do Livramento...Lanceiros negros

terça-feira, 20 de julho de 2010
Dia Internacional da Amizade
A alma cantora do Alegrete...Shana Muller
segunda-feira, 19 de julho de 2010
A humildade de Laura Guarany
Fazenda do Itu recebe tradicionalistas
A chuva e o frio não atrapalharam a solenidade de lançamento oficial do 63º Acendimento da Chama Crioula na histórica Fazenda do Itu no município de Itaqui nesse sábado.
Estiveram presentes representantes da diretoria do MTG, o Sr. Edemar Fischer, (acompanhado do Sr. Erival Bertolini e do Sr. Benjamim Feltrim), dirigentes de municípios vizinhos e diversas autoridades locais, que saudaram a grandiosidade e a significância da Chama Crioula para os gaúchos.
Ressaltando que a Chama este ano será internacional, a Presidente da Comissão Executiva, Renita Stieler, divulgou a programação (que pode ser consultada no site www.chamacrioula.com) que contará com um Seminário Cultural na tarde do dia 14 de agosto no Theatro Prezewodowski em que as prendas e os peões regionais apresentarão trabalhos sobre o que já foi feito sobre a chama crioula nesses 63 anos.
Para abrilhantar ainda mais a festividade, o próprio autor da música tema do acendimento (em parceria com o poeta itaquiense João Sampaio e Valtair Behling), o cantor Érlon Péricles, executou a canção, contagiando o público presente que acabou improvisando um '"bailezito". Veja a íntegra da gravação ao vivo captada pelo Professor Edson Nunes aqui.
A família Nicola (atual proprietária da Fazenda, que foi, por muitos anos, o refúgio de Getúlio Vargas) foi anfitriã do evento e a ela vai o agradecimento especial do Rio Grande.
Chasque Patricia Ludwig
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Lançamento Oficial da Chama Crioula do Estado

Patronagem Mirim
Hoje o CPF Piá do Sul, de Santa Maria, RS, fará a troca da sua “Patronagem Mirim” 2009/2010, eleita em maio de 2009 por voto direto da Patronagem “adulta” e que é composta por 14 integrantes entre meninos e meninas.
As mini patronagens foram objeto de proposição no 47º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Caxias do Sul, tendo como co-autora a 1ª prenda mirim do CTG Tropeiros da Amizade de Canguçu, RS, e têm como objetivo ser uma verdadeira escola de líderes e de reforço de autenticidade gaúcha.
A propósito do tema, entrevistamos, via email o Patrão Mirim do CPF Piá do Sul, Pedro Henrique Feltrim Carneiro, 13 anos:
Blog: Quais os motivos que te levaram a concorrer a Patrão?
Pedro: O amor pelo CPF Piá do Sul e, de alguma forma, para poder ajudar os demais que convivem comigo dentro do CTG.
Blog: Quais foram as realizações desta patronagem?
Pedro: Promovemos vários eventos, apenas como exemplo, poderia citar a “Oficina Chimarrão”, com a participação do tradicionalista José Severo Marques; a “Oficina Bocha e Truco”, por iniciativa dos diretores de esportes Luiza e Luckas Feltrin Lopes onde contamos com a colaboração das senhoras Marta Lopes e Iara Azevedo, na bocha, e dos peões Matias e Lucas, no truco. Para a semana farroupilha, confeccionamos painéis culturais e participamos de reuniões para organização do desfile do dia 20 de setembro, tudo sob orientação da Diretora Cultural Rose Feltrim. Também lançamos, juntamente com as prendas, a campanha “Crack, nem pensar”. Destacamos também o evento “Um dia no CTG” com alunos da Escola Rural João Hundertmaeck. O evento trouxe o CPF crianças carentes, para trabalharmos a inclusão social, valores éticos e culturais através de oficinas de brinquedos folclóricos, que foram feitos de material reciclado já ensinando a preservação do meio ambiente e contamos com apoio de várias pessoas não ligadas à nossa entidade. No dia do Gaúcho, 20 de setembro, no desfile gaúcho, o diretor campeiro e eu, conduzimos o desfile do CPF Piá do Sul ao lado do diretor campeiro adulto. Os demais integrantes desfilaram no caminhão da invernada mirim em homenagem a terceira capital farroupilha. Estivemos juntos com a invernada adulta na preparação para o ENART, onde houve várias atividades de cunho motivacional. Em quase todos os eventos do Piá doamos mudas e entregamos panfletos de conscientização O PLANETA ESTA MORRENDO. E VOCÊ, O QUE ESTÁ FAZENDO? Além disso. Participamos de vários programas de rádio, por exemplo, o Sr. Valdemar Roveda, no programa que vai ao ar pela Rádio Imembuí, recebeu nossa Patronagem Mirim no dia 11 de julho.
Blog: Qual era a relação entre vocês e a patronagem “adulta” do CPF?
Pedro: Uma relação entre grandes amigos que se ajudam dentro e fora da entidade. Temos apoio mútuo e trabalhamos juntos nas atividades da nossa entidade. Sempre fomos respeitados por eles e várias vezes fomos chamados a participar das reuniões da patronagem adulta. Aproveito para agradecer a eles, pois nos tornamos mais amigos e responsáveis.
Blog: Quais são os teus planos para o futuro dentro do tradicionalismo?
Pedro: Seguir dançando no CPF piá do sul e quem sabe um dia ser campeão do ENART.
Blog: Quem são as figuras tradicionalistas que tu mais admiras?
Pedro: “Tio” Ciro Ferreira que já nos deixou. Meu avô Benjamim Feltrim Neto. São tantas pessoas. Mas, quero também dizer que todos os integrantes da Patronagem Mirim 2009/2010.
Parabéns ao CPF Piá do Sul pelo incentivo às novas gerações, nos estritos termos de Barbosa Lessa e aos integrantes da Patronagem Mirim pelo trabalho digno de exemplo a todas as entidades tradicionalistas. Um projeto cultural desses, que nem tivemos como transcrever em sua integralidade, tantas eram as ações realizadas, deve ser imitado inclusive por patronagens “adultas”.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Sempre é bom encontrar quem a gente ama!


Tradicionalistas de Sant'Ana do Livramento preparam Semana Farroupilha
Entrevista Zulma - Coordenadora da 19ª RT
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Um Lindo Jardim
Saiu na Agência de Notícias da AL
Cherini destacou que o concurso significa resgatar e valorizar a tradição gauchesca. “O MTG merece toda a nossa admiração e nosso apoio, porque cultivar a beleza da mulher gaúcha é valorizar toda a nossa história”, ressaltou. O presidente disse que a homenagem da Assembleia reconhece os 40 anos de trabalho que garantem a continuidade do tradicionalismo gaúcho.
A primeira prenda de 1973, Lidia Ceres Silveira, falou sobre a experiência do concurso. “Ser prenda do Rio Grande é, acima de tudo, amar esta terra”. Por fim, o músico Ângelo Franco apresentou uma composição em homenagem aos 40 anos do Concurso Estadual de Prendas do MTG, e em seguida interpretou o Hino Rio-Grandense.
Participaram da solenidade a coordenadora Estadual da Mulher, Maria Helena Gonzales; coordenadores, patrões, prendas e peões de regiões tradicionalistas, prefeitos e secretários municipais.
Histórico do concurso O regulamento da premiação foi aprovado em 1970, durante o XV Congresso Tradicionalista em Santiago. Já em 1971, no XVI Congresso Tradicionalista em Quaraí, foi eleita a mais linda prenda, quando as concorrentes foram avaliadas em testes sobre cultura, história e geografia do município, do RS e do Brasil, questões sobre folclore, tracionalismo e dissertação, além de provas artísticas de declamação, dança e música; Segundo os organizadores, após 1985, o concurso se desvinculou dos congressos e se tornou um evento de grandes proporções, tendo como sede o município ou a região que a primeira prenda do RS representa. (Matéria de Aline Tyska - MTB 13713 | Agência de Notícias 20:15 - 13/07/2010 Edição: Sheyla Scardoelli - MTB 6727)
A Acolhida do Palácio Farroupilha

terça-feira, 13 de julho de 2010
Trilha Sonora do Acendimento da Chama
Érlon Péricles será o responsável pela trilha sonora da cerimônia de 63º Acendimento da Chama Crioula em Itaqui, terra do compositor João Sampaio. Segundo o blog www.erlonpericles.blogspot.com, ainda essa semana a canção será entregue aos coordenadores do projeto e estará à disposição de imprensa e interessados no site www.chamacrioula.com.
Se Deus quiser, lá também estaremos no mês de agosto, recebendo as Prendas do Rio Grande do Sul, realizando o Seminário sobre a Chama Crioula e, porque ninguém é de ferro, nos bastidores da gravação do Galpão Crioulo, que deverá ter também a presença do mimoso Elton Saldanha.
E neste fim-de-semana será o “Lançamento Oficial” do evento na histórica Fazendo do Itu. Aguardem a cobertura do blog!
Doula...Parteiras
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Chasque Cleusa Dornelles...emocionante
CTG Tiarayú é posto de coleta de óleo de cozinha!!!
Volteando datas
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Casa Nova
Zulma - Coordenadora da 19ª RT
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Ainda os 40 Anos da Ciranda

Chasque do Tradicionalista Valdemar Engroff no Blog do Léo Ribeiro
Preocupação com as Lideranças do Futuro
É de conhecimento geral que a criação do MTG se deveu ao idealismo de um pequeno grupo de jovens visionários que, diante da falta de valores em que se encontrava a sociedade sul-rio-grandense, empreenderam uma caminha rumo à identidade do gaúcho, lançando os alicerces do Tradicionalismo Gaúcho. Mais, foi também a juventude tradicionalista que - através de um departamento criado e organizado para valorizar o jovem e que deu origem a muitos dos atuais dirigentes do Movimento - propôs a instituição do Troféu Farroupilha, nosso Entrevero Cultural de Peões, que se tornou um dos eventos de maior valor cultural na preservação dos usos e costumes do gaúcho.
No entanto, pelo que se vê do contexto em que nos encontramos, não se está dando a devida atenção às gerações futuras como conclamado por Lessa, de forma que se esvazia parte da fundamentação teórica do Tradicionalismo Gaúcho. Verifica-se que não basta oportunizar que o jovem tenha o direito de ser “prenda” ou “peão farroupilha”, temos, isto sim, que assegurar à juventude o direito de colaborar na gestão das entidades em conselhos, reuniões, congressos, seminários para que possamos exigir que dela emanem ações objetivas.
Disso também decorre uma consequência, se não se der a devida atenção às novas gerações de modo que traga o jovem mais diretamente a participar da tomada de decisões, estará o movimento tradicionalista não só deixando de lado um dos preceitos da tese de Lessa, como também, assinando a sua ata de extinção. Ou será que do contrário teremos líderes suficientemente experimentados para assumir a direção do Movimento no futuro próximo? (fragmento de texto escrito em janeiro de 2009, após o Congresso Tradicionalista de Canguçu)