sexta-feira, 25 de junho de 2010

Santa Maria: o início de tudo.

Tudo começou em Santa Maria. Dezenas de mulheres que fizeram a história de 40 anos de concursos de prendas se encontraram para marcar essa data tão especial. Muitas pela primeira vez. No coquetel que antecedeu à sessão de homenagens, sem hesitar, aproximamo-nos e confirmamos os sentimentos idênticos a cada uma, confirmando esta que é uma verdadeira irmandade sem laços de sangue.

Quantos momentos, quantas lembranças, quantas dificuldades, naquele momento lembradas. Marissandra Petry, Adriana Bitsck, Ana Cláudia Feltrin, Elisângela Reghelin. Não estiveram presentes em face de outros compromissos Silvana Caldasso, Patrícia Tomajeski, Gabrielli Pio. Outras tantas prendas deram seus depoimentos através do documentário comemorativo realizado pelo MTG.

Uma ausência circunstancial foi sentida porém. Antes deste maio, Rosângela Antoniazzi de Moraes, 1ª Prenda do Rio Grande do Sul entre 1984 e 1985, criadora do Departamento Jovem do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e do concurso Peão Farroupilha e historicamente marcante por ter sido a primeira anfitriã de um Concurso Estadual de Prendas apartado do Congresso Tradicionalista, nos deixou.

Saudades talvez. Mas um discurso por mim nunca antes visto neste Continente de São Pedro na voz de uma de nós fez aflorar todos os bons sentimentos que estavam adormecidos há tanto tempo. Não nos seguramos, lágrimas brotaram das janelas de nossas almas. Nas palavras de Ana Cláudia Feltrim: temos que lutar pela nossa essência, ficando mais próximas, afinal, não podemos deixar em branco aquele momento lindo que tivemos em Santa Maria!

Após a amizade selada com um brinde nos bastidores do Baile, tomamos a decisão de que devíamos algo mais ao Rio Grande, que tínhamos que expor nossos anseios e dar voz àquilo que isoladamente já tínhamos em mente e que, juntas, descobrimos ser o mesmo pensamento.

E é isso que pretendemos mostrar: O nosso Rio Grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos teu comentário, interage conosco!