terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sobre o Acendimento da Chama Crioula em Itaqui

Em breve estaremos passando um relato sobre o 63º Acendimento da Chama Crioula, realizado em Itaqui no último dia 14. Desde já, agradecemos ao Portal do Rio Grande pela acolhida e pelo evento que foi acompanhado de longe por tradicionalistas de renome... Veja o chasque do amigo Francisco Fighera, extraído do site www.chamacrioula.com: Chico Fighera - domingo, 15 de agosto de 2010 | 14h43min
Buenas, daqui de Luanda (Angola-África) acompanhei pela rádio o acendimento da Chama Crioula, em Itaqui, o que muito me emocionou, já que há quase 10 mil km de distância do Pago. Vi os comentários da Gisele Felício e do Chamurro, lembro com saudade desses amigos. Viva o Nosso Rio Grande do Sul! Abraços a todos. E um forte quebra costelas para o Fighera, que esteve conosco em São Lourenço em 2009!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Arte da Declamação

A declamação, exerce hoje no movimento organizado o papel de maior importância depois da dança, tendo em vista que é a maior modalidade individual que temos em nossos concursos. Quando do início dos concursos pelo MOBRAL (mostra cultural controlada pelo regime politico da época), a declamação sofreu uma imposição de manifestar-se em suas metáforas, "robotizando a manifestação oral". Ora a poesia, sempre em qualquer tempo, foi o divisor de imposição social entre uma época e outra. Todas as mudanças de regime passam pelas escolas literárias. Mas em nosso meio, moldamos nossa cultura com base nos princípios da Revolução Francesa, positivismo de Augusto Comte e Maçonaria. Após a abertura politica, tivemos a cibernética, que colocou principalmente os jovens em frente ao computador, tolhendo-o da leitura formal literária, não contribuindo para o exercício inovativo. Desde que iniciamos há 26 anos atrás no movimento, observamos todas as formas de manifestação nas metáforas do verso e sua essência, chegamos a uma conclusão que a grande dificuldade em passar o conhecimento é fazer o "neófito" entender a inflexionar as palavras dentro da mensagem metafórica do poeta (caracteriza-se falta de leitura). Outro detalhe é, que cada um não sabe impostar sua voz, valorizando seus recursos. "Nem sempre uma boa voz é a que melhor comunica". Todos os declamadores que preparamos voltado para estes íiens, chegaram lá. Logo muita coisa temos que abordar sobre o tema, ficamos a disposição, aceitando sugestões oportunas. Um abraço José Luiz R. dos Santos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lançamento do Livro de Elisangela Reghelin

O blog esteve presente na concorrida sessão de autógrafos de nossa grande amiga e ex-1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Elisangela Melo Reghelin, na última segunda-feira, na Livraria Cultura de Porto Alegre. Na ocasião, fomos muito bem recepcionados pela querida Elis e sua maravilhosa família.

O livro trata de assunto "difícil e espinhoso", mas, nas próprias palavras da autora, "temos que pensar (e agir) no enfrentamento do problema."

Crimes Sexuais Violentos: Tendências Punitivas, editado pela Livraria do Advogado Editora, não é o primeiro trabalho Elis, que já publicara anteriormente a obra "Redução de Danos", pela Revista dos Tribunais.

Um grande abraço e muita luz querida! Fica conosco!

Projeto Balaio Solidário - Prendas e Peões do Rio Grande do Sul‏

Recebemos este chasque da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, informando sobre um projeto a ser desenvolvido neste ano durante as inter-regionais do Enart, vejam a íntegra:
"Boa Tarde Companheiros Tradicionalistas! Estou enviando esse e-mail para apresentar a todos o projeto que as Prendas e Peões do Rio Grande do Sul Gestão 2010/2011, estão realizando: Balaio Solidário! Esta iniciativa tem por objetivo arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, calçados, cobertores... As arrecadações serão feitas durante a realização das Interregionas do ENART. Em cada interregional será destinado um espaço identificado para que todos tradicionalistas possam fazer suas doações. O material arrecadada será doada na própria cidade onde está acontecendo o evento, no domingo a tarde, o objetivo é reunir um consideravel numero de Prendas, Peões, jovens, tradicionalistas e juntos irmos a uma comunidade carente, asilo, abrigo.., realizarmos a doação do material arrecadado e também apresentarmos algumas de nossas danças, poesias, musica e brincadeiras folclóricas. Por isso, contamos com o apoio de todas as Coordenadorias Regionas e tradicionalistas, para que divulguem essa iniciativa e realizem o maior número de doações, entrem em contato com as Entidades Tradicionalistas, Prendas e Peões Regionais, Invernadas e artistas individuais, para que todos colaborem! Temos certeza que podemos contar com o apoio de todos! O Rio Grande agradece! Prendas e Peões do Rio Grande do Sul 2010/2011 Atenciosamente Adriane Rebechi Rodrigues 1ª Prenda do Rio Grande do Sul 2010/2011"

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

AATF visita a Universidade de Pelotas

O Vice-Presidente da Associação dos Amigos do IGTF, Sérgio Veríssimo, esteve em Pelotas no dia 15 de julho para acertar detalhes sobre o Projeto Exposição das Charqueadas que deverá acontecer no período de 06 a 12 de setembro no Centro de Eventos do Parque da Harmonia em Porto Alegre dentro das comemorações dos festejos farroupilhas. Acompanhado do associado Luiz Fernando, que propôs a realização do projeto, o Sr. Veríssimo reuniu-se na oportunidade com os responsáveis pelo Museu do Charque, a Professora da Universidade Federal de Pelotas Daniela, bem como a produtora cultural Beatriz Araújo, mentora do Museu Piratini. Na ocasião, a comitiva da AATF fez também uma visitação à casa de Simões Lopes Neto, hoje sede do Instituto de mesmo nome, e à Charqueada Santa Rita.

Exposição relembra coragem do Gaúcho Plácido de Castro

O gaúcho de São Gabriel, Plácido de Castro é lembrado na exposição "Imagens da Revolução Acreana", do artista plástico Jorge Rivasplata de La Cruz, aberta ao público até o próximo dia doze, em Brasília. A mostra retrata parte da história do conflito armado entre Brasil e Bolívia pelo domínio de terras que hoje pertencem ao Acre. São 20 obras em óleo sobre tela que integram a coleção dos principais fatos e personagens da história do Acre. Originada da revolta de seringueiros que ocupavam o atual território do Acre entre o fim do século 19 e o início do 20, a Revolução Acreana começou em julho de 1899, quando a região, então pertencente à Bolívia, foi proclamada República do Acre. O conflito terminou em 1903, depois que os brasileiros residentes no local venceram a disputa armada, comandados por José Plácido de Castro. Foi assinado, então, o Tratado de Petrópolis, pelo qual a Bolívia cedeu o território ao Brasil. "Trata-se de uma epopeia de Plácido de Castro, que incorporou ao Brasil uma vasta área que antes pertencia à Bolívia", disse na abertura do evento Nilson Mourão. Pintor, escultor, caricaturista, entalhador, ceramista, desenhista e professor de artes plásticas, o peruano Jorge Rivasplata, de 77 anos, vive no Acre há 26. Criado na província boliviana de Beni, ele disse que sempre se interessou pela pintura de fatos históricos. “Estas telas são o reflexo de uma luta importante. Sinto-me acreano e gaúcho, na figura de Plácido de Castro. Estudei bastante o fato e me encantei”, conclui.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Estamos no Eco da Tradição de Julho

Que o Blog tem recebido ótima acolhida dos co-irmãos não é novidade. Mais uma confirmação disso é a nota publicada na página 03 do Jornal Eco da Tradição (informativo oficial do MTG) do mês de Julho intitulada "Ex-prendas criam blog sobre cultura gaúcha". Gracias aos responsáveis pelo periódico, nossos companheiros tradicionalistas!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Por ande anda...

É com grande alegria que recebemos na última semana um chasque da Priscila Weber, 3ª Prenda do RS 2004/2005, louvando a iniciativa do museu do MTG e aproveitamos para fazer umas perguntinhas para ela...

Blog: O que mais marcou o teu prendado?

Priscila: Ser prenda do Rio Grande do Sul é o sonho da maioria das meninas que cultivam as tradições gaúchas. Lembro-me que na época eu tinha 18 anos e meu título não foi só a concretização de um trabalho árduo, de disciplina e dedicação, meu título foi a realização de um sonho e isso com certeza marca a vida de uma pessoa.

Blog: Onde resides hoje? Atuas no movimento tradicionalista?

Priscila: Resido na cidade de Santa Cruz do Sul e não atuo mais no movimento.

Blog: Acreditas que as jovens são incentivadas a permanecer no movimento, depois de um prendado?

Priscila: Eu penso que o incentivo é relativo, depende de cada pessoa, de cada meio e vivência. Em alguns casos depois de tantos compromissos queremos viver outras coisas, nos dedicar a outras coisas que infelizmente não são conciliáveis com a vida no movimento.

Blog: O que representa ser prenda do RS?

Priscila: Um sonho eterno...

Agradecemos o contato e fique conosco, prenda!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Semana Mundial da Amamentação

Começa hoje a Semana Mundial de Amamentação e vai até o próximo dia cinco, anualmente são mais de 120 países que participam, com apoio do Unicef e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O aleitamento materno evita mais de seis milhões de mortes por ano em todo o mundo. De acordo com a nutricionista Carolina Leporacce, o leite materno é um dos principais alimentos para nutrir o organismo humano e por isso, toda criança ao nascer, deve ser amamentada. “O ideal é que nos seis primeiros meses a criança se alimente somente do leite materno, por isso trabalhamos com orientação da importância desse ato para a mãe, visto que muitas encontram dificuldade pelas dores e o incomodo quando o bebê começa a sugar. O correto é no período da gravidez a mãe preparar o peito evitando uso de cremes, oleos na parte da aureola, expondo os seios ao sol, passando bucha vegetal ou alternativos que possam engrossar a camada celular da região”,comenta.
O Blog estará presente no lançamento da Semana Mundial da Amamentação, na sede do Unicef, no Brasil.

domingo, 1 de agosto de 2010

Conselheiro Benemérito destaca ponto alto da Convenção

Benjamim Feltrin Netto falou ao blog, nesta manhã, destacou a proposta que para ele foi o ponto marcante da Convenção. O texto trata da participação de jovens portadores de deficiência física, no Entrevero de Peões. "Para mim a Convenção, em termos de propostas valeu por isso. Vamos cumprir, a partir de agora, com o que rege a nossa Constituição, com a Carta de princípios, proporcionando, desta maneira a verdadeira inclusão social. Estes jovens são exemplos de luta, coragem e nós precisamos aprender com eles." comenta Feltrin
Gracias aos autores da proposta, pois certamente é fácil falar em inclusão social. Porém, o importante é exemplificar, através de atitudes, livres de preconceitos e totalmente voltados para a essência. Aliás, o que Blog luta.

Italmir Maldonado Chaves

Ana Chaves esposa do ex-coordenador da 18ª RT, Italmir Maldonado Chaves, falecido em março deste ano, esteve presente, acompanhada de sua família, na 75ª Convenção Tradicionalista, em São Gabriel. Terra em que Italmir lutou pelo tradicionalismo gaúcho até partir para outra jornada. Na ocasião da 74ª Convenção foi Italmir quem reivindicou que São Gabriel fosse a sede da Convenção que termina hoje.

Gracias Italmir, Ana e toda a família!

CBTG realiza Convenção

A Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha realiza no próximo final de semana, no estado do Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande, a Convenção Tradicionalista da entidade. O Presidente Dorvilio acompanhado de sua esposa já está no estado anfritrião preparando o evento. Do nosso Rio Grande a delegação será composta pelo Vice-presidente da CBTG, Manoelito Zavaris, Presidente do MTG, Oscar Gress, Primeira Prenda do RS, Adriane Rebechi Rodrigues e pelo Subdepartamento e danças do MTG, Toni Pereira.

75ª Convenção reúne Conselheiros Beneméritos

Wilmar Winck de Souza - Provisório
Benjamim Feltrin Netto

São Gabriel foi palco de grandes reencontros. Além dos Coordenadores, Conselheiros, Diretoria do MTG, CBTG, Prendas e Peões. A terra dos Marechais abriu as porteiras para adentrar o "Provisório", da terra da Palmeira, o nosso querido Wilmar Winck de Souza; Da 2ª Capital Farroupilha - Caçapava do Sul veio Zeno Dias Chaves e Clarim de Benjamim Feltrin Netto, nascido em Cruz alta e também criado na terra vermelha do Carijo, da Palmeira das Missões. Todos Conselheiros Beneméritos do MTG. "Me senti um verdadeiro guri, vendo a força e a fibra do provisório, dizendo a toda a garganta, eu estou aqui e vim para ficar, fiquei emocionado ao relembrar tantas tropeadas com os amigos", encerrou Feltrin
Gracias a todos! Saudades Provisório dos seus versos que inspiram e nos fazem lutar ainda mais.