No entanto, em seu discurso na abertura do encontro, o Sr. Bertolini, militar da reserva que foi coordenador da 13ª RT de 1992 a 1997 e de 2003 a 2009, disse que conhece todas as dificuldades do Movimento, e que o trabalho na 13ª RT lhe deu experiência para presidir o MTG.
Lembrou que estamos passando por um momento difícil, mas que é porque todas “as grandes entidades passam por turbulência quando crescem”. Defendeu que estamos nos desprendendo de nossos objetivos e que teríamos que ouvir mais as bases, ou seja, as entidades.
Também defendeu que não podemos criar novos eventos tradicionalistas, mas sim fazer uma revisão do que não está sendo cumprido nesse aspecto para fazer os necessários ajustes. Exemplificou falando sobre os concursos de prendas. Entende que uma prenda não tem que levar um caminhão lotado de parafernália para uma mostra folclórica que praticamente só a comissão julgadora assiste. Segundo ele, a concorrente deve é estar munida de conhecimento para que, mesmo que ela seja humilde, filha de um assalariado, tenha condições de mostrar o seu trabalho.
Finalizando, defendeu que o MTG deve ouvir mais os patrões e as entidades para levar as propostas nas reuniões do conselho. Informou que pretende morar em Porto Alegre se se eleger e que não é ligado a partido político nenhum e que tem condições de sobreviver com suas próprias fontes.
Repensar/simplificar os concursos de prendas talvez seja o caminho...
ResponderExcluir