sexta-feira, 16 de julho de 2010

Patronagem Mirim

Hoje o CPF Piá do Sul, de Santa Maria, RS, fará a troca da sua “Patronagem Mirim” 2009/2010, eleita em maio de 2009 por voto direto da Patronagem “adulta” e que é composta por 14 integrantes entre meninos e meninas.

As mini patronagens foram objeto de proposição no 47º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Caxias do Sul, tendo como co-autora a 1ª prenda mirim do CTG Tropeiros da Amizade de Canguçu, RS, e têm como objetivo ser uma verdadeira escola de líderes e de reforço de autenticidade gaúcha.

A propósito do tema, entrevistamos, via email o Patrão Mirim do CPF Piá do Sul, Pedro Henrique Feltrim Carneiro, 13 anos:

Blog: Quais os motivos que te levaram a concorrer a Patrão?

Pedro: O amor pelo CPF Piá do Sul e, de alguma forma, para poder ajudar os demais que convivem comigo dentro do CTG.

Blog: Quais foram as realizações desta patronagem?

Pedro: Promovemos vários eventos, apenas como exemplo, poderia citar a “Oficina Chimarrão”, com a participação do tradicionalista José Severo Marques; a “Oficina Bocha e Truco”, por iniciativa dos diretores de esportes Luiza e Luckas Feltrin Lopes onde contamos com a colaboração das senhoras Marta Lopes e Iara Azevedo, na bocha, e dos peões Matias e Lucas, no truco. Para a semana farroupilha, confeccionamos painéis culturais e participamos de reuniões para organização do desfile do dia 20 de setembro, tudo sob orientação da Diretora Cultural Rose Feltrim. Também lançamos, juntamente com as prendas, a campanha “Crack, nem pensar”. Destacamos também o evento “Um dia no CTG” com alunos da Escola Rural João Hundertmaeck. O evento trouxe o CPF crianças carentes, para trabalharmos a inclusão social, valores éticos e culturais através de oficinas de brinquedos folclóricos, que foram feitos de material reciclado já ensinando a preservação do meio ambiente e contamos com apoio de várias pessoas não ligadas à nossa entidade. No dia do Gaúcho, 20 de setembro, no desfile gaúcho, o diretor campeiro e eu, conduzimos o desfile do CPF Piá do Sul ao lado do diretor campeiro adulto. Os demais integrantes desfilaram no caminhão da invernada mirim em homenagem a terceira capital farroupilha. Estivemos juntos com a invernada adulta na preparação para o ENART, onde houve várias atividades de cunho motivacional. Em quase todos os eventos do Piá doamos mudas e entregamos panfletos de conscientização O PLANETA ESTA MORRENDO. E VOCÊ, O QUE ESTÁ FAZENDO? Além disso. Participamos de vários programas de rádio, por exemplo, o Sr. Valdemar Roveda, no programa que vai ao ar pela Rádio Imembuí, recebeu nossa Patronagem Mirim no dia 11 de julho.

Blog: Qual era a relação entre vocês e a patronagem “adulta” do CPF?

Pedro: Uma relação entre grandes amigos que se ajudam dentro e fora da entidade. Temos apoio mútuo e trabalhamos juntos nas atividades da nossa entidade. Sempre fomos respeitados por eles e várias vezes fomos chamados a participar das reuniões da patronagem adulta. Aproveito para agradecer a eles, pois nos tornamos mais amigos e responsáveis.

Blog: Quais são os teus planos para o futuro dentro do tradicionalismo?

Pedro: Seguir dançando no CPF piá do sul e quem sabe um dia ser campeão do ENART.

Blog: Quem são as figuras tradicionalistas que tu mais admiras?

Pedro: “Tio” Ciro Ferreira que já nos deixou. Meu avô Benjamim Feltrim Neto. São tantas pessoas. Mas, quero também dizer que todos os integrantes da Patronagem Mirim 2009/2010.

Parabéns ao CPF Piá do Sul pelo incentivo às novas gerações, nos estritos termos de Barbosa Lessa e aos integrantes da Patronagem Mirim pelo trabalho digno de exemplo a todas as entidades tradicionalistas. Um projeto cultural desses, que nem tivemos como transcrever em sua integralidade, tantas eram as ações realizadas, deve ser imitado inclusive por patronagens “adultas”.

2 comentários:

  1. Gostaria muito de estar lá para felicitar os Patrões Mirins pela empreitada!

    ResponderExcluir
  2. Meu amor eterno e incondicional. Parabéns pelas ações, amizades e acima de tudo, pelo aprendizado de terem se tornado mais humanos e mais compreensíveis, embora tão pequeninos. Gracias, é assim que se dis na Fronteira, onde não há tramelas e onde as coxilhas servem de abrigo para os andejos.

    ResponderExcluir

Esperamos teu comentário, interage conosco!