sexta-feira, 23 de julho de 2010

Entrevista com a doce Lauri - coordenadora da 8ªRT

Fico contente com a iniciativa de vocês. Acredito que somente divulgando o tradicionalismo e a Cultura do nosso Estado é que conseguimos manter acesa esta chama preservando a essência. Desde já me coloco à disposição para o que precisar.
1)–Como é ser coordenadora de uma região que fica na rota dos tropeiros? Como é viver em Esmeralda? Ser Coordenadora da 8ª RT é gratificante. Sinto-me realizada no Tradicionalismo, pois não só Rota dos Tropeiros, como dos Pioneiros do Laço, dos Rodeios Internacionais e da Festa Nacional do Churrasco. Sinto-me Anita de outrora, trazendo a essência, sendo herdeira dos valores e guardiã da cultura. Faço da história do Rio Grande, minha própria história. Não é o título que me faz coordenadora, e sim o comprometimento com a tradição, o amor pelo que é nosso e a certeza de que nada é em vão.Se não vivesse aqui seria o local que escolheria para passar o restante da vida. Cidade pequena, aconchegante, ar puro, pouca violência e a tradição gaúcha ainda não foi esquecida.
2)Hoje há mais participação do jovem no Movimento?Sim. Nota-se grande procura no setor artístico e Campeiro não só dos jovens, mas também de crianças incentivadas por pais e avós.
3)Relate um momento marcante de sua estada no Movimento? Um dos momentos mais marcantes que ficará para sempre em minha memória, foi quando a invernada artística do meu CTG do coração “Pioneiros do Laço”, conquistou o 1º Lugar na categoria juvenil no 28º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. Após 43 anos de trabalho e esforço dedicado a esta Entidade, como prenda, esposa de patrão, patroa, vice-coordenadora e agora como coordenadora, sempre incentivando e colaborando com este segmento, sinto – me vitoriosa.
"Queridos Jovens. Não deixem morrer a tradição gaúcha! Estejam atentos às mudanças, mas não esqueçam os princípios de liberdade, igualdade e humanidade que marcam a cultura e a tradição do povo Gaúcho! É necessário que vocês, jovens, reaprendam a alegria de viver, curtindo as delícias da aurora da vida e saibam que o tempo de vocês, é o de descobrir o valor da amizade e da ternura. Isto vocês encontram dentro de um CTG, Onde passam a cultuar os mesmos ideais".
Mensagem que encerrou a entrevista.

Um comentário:

  1. Querida, ficamos honradas com a sua passagem por aqui. Certamente neste pouso deixaste um pouco mais de exemplo para seguirmos amando a nossa tradição.

    ResponderExcluir

Esperamos teu comentário, interage conosco!